#Futuro

Em parceria com a Secretaria de Educação, Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Suzano, o INDES oferece gratuitamente um programa de alfabetização digital e robótica para crianças de 12 à 14 anos da região de Suzano-SP!

Para participar basta ser aluno de uma escola parceira.

Sobre o #Futuro

O programa é baseado na metologia STEM (Ciências, tecnologia, engenharia e matemática) visando ampliar os horizontes dos alunos e tornando acessível o seu primeiro contato com tecnologia.

Durante o curso, o aluno terá acesso a informática, programação, robótica, impressão e corte a laser e impressão 3D!

Realização

Em 2018 tivemos a primeira versão deste curso, onde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Suzano pudemos oferecer para mais de 100 alunos da rede pública acesso a letramento digital.

Hoje o curso conta com 10 aulas dinâmicas e práticas, onde o aluno desenvolve habilidades importantes para seu futuro na tecnologia.

 

Ensino STEAM

Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Math) – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os desafios da era digital.

Este conceito já é adotado por países como: Austrália, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, entre outros.

8 Benefícios da robótica na educação

Investiga o raciocínio lógico da criança

A criança que faz aulas de robótica aprende a desenvolver o lado esquerdo do cérebro, ou seja, seu lado lógico e crítico. Dessa forma, as crianças aprendem a estruturar seus pensamentos para que ensine o robô a seguir os comandos que devem ser executados De forma lúdica e divertida, elas estão aprendendo a linguagem de computação.

Estimula a Habilidade de engenharia mecânica

As crianças através da programação precisam também adquirir conhecimentos básicos de mecânica e até mesmo física Dependendo da maneira que encaixam os blocos,o robô pode ou não executar bem o comando enviado pela programação.

Criatividade

As crianças são desafiadas a cada aula. Para o projeto dar certo é preciso planejamento, troca de ideias, criação e enfim executar o projeto. Cada etapa é importante para o funcionamento do robô. Se não conseguiram, tentam novamente, procurando alternativas.

Desenvolvimento da habilidade de organização

A organização faz parte de todo processo na robótica para as crianças, pois desde a fase de planejamento, estruturação do projeto e execução precisam ser ordenadas de tal modo que o trabalho possa fluir com tranquilidade.

Estimula a produção de texto

Primeira etapa de um projeto seja de um game ou um robô é o planejamento. As crianças precisam organizar seus pensamentos antes de executarem as ações no projeto. Ao fazerem isso, conseguem deixar a ansiedade de lado e se concentrarem no processos de planejamento e criação do projeto, para depois concretizar os planos.

Trabalho em equipe é estimulado pela robótica para crianças

Num mundo cada vez mais intercooperativo, trabalhar em equipe é uma importante habilidade a ser aprendida pelas crianças. As aulas de robótica normalmente são organizadas em duplas ou trios.

Superando obstáculos através da robótica para crianças

A resolução de problemas na robótica para crianças faz parte do processo de aprendizagem. Sabemos que é errando que se aprende e ali eles podem errar em um ambiente de segurança

A robótica para crianças permite o aprendizado multidisciplinar

O que o desenho dos Jetsons nos fazia viajar no futuro com as suas inovações, estamos cada vez mais perto de viver aquela realidade. Segundo a EY (antiga Ernest & Young) uma das maiores empresas em consultoria e auditoria do mundo, um em cada três postos de trabalho serão substituídos por inteligência artificial.

Galeria de imagens:

Nossos apoiadores e parceiros:

Para fazer tudo isso, só contando com apoiadores e parceiros que sonham o mesmo sonho que a gente!