O Brasil já tem mais contas digitais abertas do que habitantes.

Unrecognizable millennial lady banking online, using digital tablet and credit card at cafe, young woman buying clothes or cosmetics on Internet, using shopping mobile application on pad, cropped

Quantos de nós temos contas em mais do que um banco? Esse costume do brasileiro agora migrou para os bancos digitais.

A tecnologia transformou o trâmite de abertura de uma conta em um banco. Antes o processo tinha de ser presencial, com apresentação física de vários documentos e muitas vezes demorava alguns dias para garantir a abertura da conta.

Os bancos digitais transformaram esse processo em simples ‘cliques” no aplicativo e pronto, sua conta está aberta.

Um estudo realizado pela idwall e a Cantarino Brasileiro identificou as preferências dos brasileiros ao se cadastrar em uma instituição financeira e o que faz o usuário ter uma boa experiência nos aplicativos dos bancos. A pesquisa foi feita com mais de 2 mil pessoas de todo o país de forma online nos meses de novembro e dezembro de 2021, e pediu que os participantes atribuíssem notas nas experiências de cadastro, para avaliar o interesse de o indivíduo em permanecer na instituição.

A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas (64% em 2021) tem contas tanto em bancos tradicionais quanto em bancos digitais, indicando a evolução constante desse número, que era de 59,1% em 2020 e 40,5% em 2019. Também houve um aumento no número de pessoas que usam um banco digital como sua conta principal: 37% dos entrevistados em 2021, contra 21% em 2020.

O número mais impressionante que a pesquisa levantou foi que existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil, o que supera o número de habitantes do país, e pelo menos 115 milhões delas foram abertas entre janeiro e setembro de 2021. A porcentagem de pessoas que possuem ao menos uma conta em bancos digitais é de 60%.

Isso demonstra como a área de Tecnologia está com o mercado de trabalho aquecido e com muitas vagas de emprego em aberto.

O INDES acompanha essa tendência e a cada ano forma mais e mais jovens para o setor de tecnologia com o apoio de parceiros IBM, Cisco, Getnet, Fundação Vivo Telefonica, Google, Microsoft, Nadir Figueiredo, Elgin, SusanLog, AGFA, Supermercado Seane e Prefeitura de Suzano.

Scroll to top