
O mundo enfrenta o maior desafio da nossa geração com a disseminação do COVID-19, exigindo agilidade na descoberta de novas medicamentos e alterando radicalmente o nosso cotidiano.
Direcionando o olhar para a área da Educação, em especial de jovens e adolescentes, qual foi o impacto ocasionado pelas restrições causadas pela pandemia e a suspenção das aulas presenciais?
Um dos reflexos foi mapeado por meio de uma parceria da Secretaria de Educação de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna. Foi realizado uma pesquisa envolvendo mais de 642 mil alunos de todo o estado. Essa avaliação, implementada em São Paulo de forma pioneira como política pública, possibilitou um olhar real sobre as competências socioemocionais dos alunos.
O mapeamento apontou que 70% dos estudantes de SP relatam sintomas de depressão e ansiedade. Dois de cada três estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual relatam esses sintomas.
Os dados são alarmantes: houve quedas nas competências de amabilidade e autogestão em todos os anos escolares avaliados, competências fundamentais para o desempenho acadêmico dos estudantes e um convívio escolar harmonioso. Além disso, 1 em cada 3 estudantes afirma que não consegue se concentrar nas tarefas e 1 em cada 5 se sente totalmente esgotado.
O estudo permitiu analisar a evolução do desenvolvimento de competências socioemocionais, saúde mental e violência no contexto da pandemia. Do grupo avaliado, um em cada três estudantes afirmou ter dificuldades para conseguir se concentrar no que é proposto em sala de aula, outros 18,8% relataram se sentir totalmente esgotados e sob pressão, enquanto 18,1% disseram perder totalmente o sono por conta das preocupações e 13,6% afirmaram a perda de confiança em si, o que são considerados sintomas de transtornos de ansiedade e depressão.
A avaliação mergulha nos danos severos à educação causados pela pandemia e reforça o desenvolvimento socioemocional como mola propulsora para a aprendizagem e outras conquistas ao longo da vida. A análise dos dados ainda revela a importância direta das competências socioemocionais para o aprendizado e o seu impacto em outros aspectos que afetam a aprendizagem indiretamente, como saúde mental, violência e estratégias de aprendizagem.
Diante desse cenário desafiador, o INDES – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social viabilizou a aplicação do Programa Search Inside Yourself – programa internacional criado no Google focado em inteligência emocional – para professores da rede pública do Alto Tietê, objetivando com essa ação trazer benefícios diretos para jovens e adolescentes da região.