Desafios na Educação Brasileira – A luta contra o analfabetismo

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,6% (11 milhões de analfabetos). A taxa de 2018 havia sido 6,8%. Segundo dados do IBGE, 11 milhões de brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos, sendo 29% são considerados analfabetos funcionais (que sabem identificar as palavras, mas não conseguem compreender e interpretar textos e ideias).

A proporção de pessoas de 25 anos ou mais de idade que finalizaram a educação básica obrigatória, ou seja, concluíram, no mínimo, o ensino médio, passou de 47,4%, em 2018, para 48,8%, em 2019. O acesso à Educação de qualidade é direito fundamental para o desenvolvimento da cidadania e ampliação da democracia. Os investimentos em educação são de extrema importância para a redução da pobreza, criminalidade e ampliação do crescimento econômico, bem-estar e acesso aos direitos fundamentais pela população.

Frente aos dados alarmantes, o INDES com o apoio da Prefeitura de Suzano e parceiros, não mede esforços para atender os jovens do município de Suzano, desenvolvendo programas e oferecendo cursos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top