Jovem Aprendiz

Um programa completo para te preparar para o mercado de trabalho, desde informática básica até especialização na área desejada.

Esse projeto tem como público prioritário jovens de 14 à 17 anos que tem sua matrícula garantida em nossos projetos.

Se você tem acima de 17 anos, você pode fazer sua inscrição mas sua matrícula dependerá de disponibilidade de vaga.

Inscreva-se abaixo.

Conteúdo do curso

O Aprendiz é um Programa de formação profissional básica, desenvolvido pelo INDES , voltado ao atendimento da Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. A gestão do Programa é compartilhada com a empresa, sendo de responsabilidade do INDES a formação teórica e a certificação do jovem.

Essa trilha inclui:

Módulo Informática Essencial:

  • Introdução à informática – 10h
  • Como utilizar a internet – 22h
  • Windows 10 – 18h
  • Word 2016 – 22h
  • Powerpoint 2016 – 22h 
  • Excel 2016 – 20h
  • Hardware (Manutenção de computadores) – 26h
  • Introdução à inteligência artificial – 44h

Módulo Mercado de trabalho:

  • Administrativo – 22h
  • Contabilidade – 16h
  • Marketing Pessoal e empregabilidade – 10h
  • Criação do currículo profissional – 2h

O Aluno pode atuar nos seguintes seguimentos como jovem aprendiz: 

  • Auxiliar Administrativo
  • Tecnlogia da Informação
  • Vendedor do Comércio Varejista
Lembrando que todos os nossos cursos são 100% gratuitos.

Inscreva-se

Captcha obrigatório
Cadastro realizado com sucesso.

Um e-mail será enviado a você em até 2h, caso não receba, entre em contato conosco.

Nesse e-mail enviaremos todo o procedimento de como realizar sua matrícula presencialmente.

Ao se inscrever, você receberá um e-mail com as instruções para realizar sua matrícula presencialmente, fique atento e confira sua caixa de spam.

Sobre a lei Lei 10.097/2000

A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

O contrato de trabalho pode durar de até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.

Para mais informações consulte o Manual da Aprendizagem do MTE.

O Manual reúne toda legislação que regulamenta a implementação da Lei da Aprendizagem.

Quem pode contratar aprendizes?

Toda empresa de uma forma geral pode ter aprendizes. A Lei da Aprendizagem determina que as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.

Como contratar Jovem Aprendiz:

A sua atitude é fundamental neste processo. Ao optar pela contratação de um aprendiz, além de cumprir sua função social, você contribui para a formação de jovens profissionais capacitados para as atuais exigências do mercado de trabalho e com uma visão mais ampla da própria sociedade.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: aprendiz@indes.org.br ou ligue: (11) 96342-7113

Mais detalhes:

O Programa Aprendiz baseia-se na Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem) e em sua regulamentação, o Decreto nº 5598/2005, e nas demais portarias que continuam sendo publicadas para orientar a implementação dos programas de aprendizagem. Consulte a legislação completa no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Auxiliar administrativo

Vendedor do comercio varejista

Help Desk – tecnologia da Informação

Para se inscrever no Programa, o jovem deve entrar em contato com o INDES você pode se inscrever gratuitamente pela internet, preenchendo o cadastro no site indes.org.br

Caso queira, o jovem pode também fazer a inscrição pessoalmente no endereço Rua Sebastião Moreira 291 – Suzano – SP Cep: 08630-585

O contrato do jovem pode durar de 11 a 23 meses, dependendo do curso e da carga horária solicitada pela empresa (4 ou 6 horas por dia).

Sim, o Programa Aprendiz possui materiais didáticos em MECDAISY.

O MECDAISY é uma solução tecnológica, desenvolvida pelo NCE/UFRJ em parceria com o Ministério da Educação, que transforma textos escritos no computador em textos falados. Este recurso permite que os aprendizes com deficiência visual, baixa visão ou alguma dificuldade física, como não conseguir segurar um livro, possam acessar os conteúdos de forma independente.

Ela é responsável pela gestão educacional do aprendiz, aplicando o curso de formação, intermediando a contratação do jovem e supervisionando a aprendizagem na empresa, desde o processo de seleção até o final do contrato. A instituição formadora também tem um papel fundamental na articulação com as outras entidades e órgãos públicos em prol do cumprimento da Lei, e do estabelecimento de boas práticas na aplicação dos Programas de aprendizagem.

Também acompanha as relações com a família e o desempenho do jovem na escola regular.

Espera-se que o instrutor encaminhe o processo de aprendizagem, demonstrando compromisso com os fundamentos metodológicos do Programa Aprendiz, utilizando os materiais didáticos, realizando a avaliação por competências, de modo a cumprir os objetivos propostos. Como o foco da aprendizagem é o desenvolvimento pessoal do jovem, identificar as diferenças individuais deve ser a primeira preocupação do instrutor.

A empresa tem o papel de formar e orientar os aprendizes nas atividades práticas da ocupação para a qual ele foi contratado, em consonância com o curso teórico aplicado pelo INDES. O processo de aprendizagem na empresa deve ser acompanhado por um funcionário da área onde o jovem vai atuar no dia a dia, sendo este o orientador do aprendiz na empresa. Ela também pode fazer a gestão trabalhista, contratando o aprendiz e administrando os encargos trabalhistas e benefícios.

Cada empresa deverá designar um funcionário responsável pela orientação do aprendiz no desenvolvimento das atividades práticas, além de garantir a integração do aprendiz na empresa, acompanhar seu desenvolvimento e fazer uma avaliação periódica, compartilhando esses processos com a instituição formadora parceira.

SIM, A divulgação do Programa pelas empresas que compõem o Aprendiz fortalece a imagem do próprio Programa, traz mais visibilidade e confiabilidade à iniciativa, e potencializa seus resultados. O caminho contrário também é possível, pois as ações de responsabilidade social das empresas podem ser divulgadas na área de notícias do site. Entrando em contato pelo e-mail aprendiz@indes.org.br.

Pelos processos e instrumentos definidos pelos gestores da instituição formadora e da empresa, que trocam informações entre si, a fim de auxiliar o jovem.

A avaliação processual amplia a visão do jovem aprendiz sobre o seu processo de aprendizagem, facilitando a sua percepção global, que acontece nesses dois ambientes. Com isso, acreditamos na importância desses momentos de avaliação, de modo favorecer uma análise sobre o que o jovem adquiriu e o que precisa adquirir, gerando um plano de desenvolvimento com noções de planejamento e realização.

Nossos apoiadores e parceiros:

Para fazer tudo isso, só contando com apoiadores e parceiros que sonham o mesmo sonho que a gente!